domingo, 5 de julho de 2020

Viagem às portas do paraíso... onde imperava a minha " celestial diva"...

Caro blog: Eu devo estar a usar um português paupérrimo, talvez ninguém entenda o que escrevo... é que, ainda tenho dificuldade de reviver estes momentos


«

Eis-me, finalmente, chegado ao Domingo, na cronologia (e, por que não dizer, na cronografia, uma vez que o tempo se funde com os factos) do meu relato. Nunca a expressão “dia santificado” teve tanto significado. 

Faz hoje anos... era o dia 5 de Julho de 198x.

 À hora que havíamos ajustado lá estava eu na casa do Xico. Eu ia ansioso mas pouco convencido. Em bom rigor, eu sempre me persuadi que não tenho direito a grandes mercês da sorte.

 O Xico não me havia revelado nada de muito objectivo sobre a morada da minha “semideusa”.

Agora, porém, e para descartar as nossas formas de transporte disponíveis - bicicleta e motorizada -, começou por localizar o pedacinho de paraíso onde a minha "diva", radiantemente, reinava. Baralhava tudo. Aquele rapaz sempre foi uma desgraça no que respeita a dar informações! (A propósito disso, ainda um dia conterei um situação passada com ele e que eu testemunhei…)

Então, foi ele a propor que fossemos a pé porque ela morava na freguesia vizinha. Seriam, quando muito, três quilómetros e, acrescentou ele, «há grandes vantagens em irmos a pé: “controlamos” as miúdas, podemos conversar sem problemas… enfim, só vantagens!»

Para mim, a grande desvantagem era o calor infernal de um dia de puro Verão. Porém, dada a urgência e a importância da jornada, eu estava pronto a todas as adversidades, mesmo que fosse para uma peregrinação a Santiago Compostela.

 Seguimos jornada. Como bons aldeãos, treinados nas agrestes lides campesinas, estávamos dotados de uma resistência digna de um militar das tropas de elite e de uma capacidade de resiliência quase sobrenatural. Os dois havíamos nascido e crescido numa aldeia pacata, alegre e feliz. Depois da Páscoa começava a época das festas. Era muito raro o fim-de-semana sem festa, romaria ou simples bailarico.

 Retomando o caminho seguido, juntamente com o meu amigo Xico, nesse dia de Julho dos inícios da década de oitenta, eis-me completamente incrédulo: eu estava dentro do “meu território”, não estava em local que eu desconhecesse em absoluto, mas nas minhas deambulações da semana anterior não me ocorrera seguir esse trajecto.

Três coca-colas depois, ou seja, passados três cafés, entramos num estreito carreiro “de pé-posto”, muito polido pelo intenso trânsito pedonal, servia, inclusive, de atalho para uma concorrida feira quinzenal. Era no seguimento dessa estreita vereda que se situava o pedacinho de Olimpo onde vivia a minha inigualável e celestial "diva". 

Eis-me chegado.

Quando o Xico disse “é aqui!”, eu entrei num estado que não sei qualificar – senti-me todo arrepiado, com “pele de galinha”, assolado uma sensação de suor frio enquanto uma forte pontada saía no peito e percorria todo o corpo, dissipando-se a custo e com uma forte sensação de formigueiro, nas mãos e nos pés. Entrei numa espécie de transe, não sentia os pés no chão, o mundo desapareceu em meu redor, agia por instinto, sem autonomia e incapaz de articular palavras com nexo. Por instantes deixei de saber onde estava, quem era e o que fazia ali.

Ocorreram, então, lapsos de tempo em que fiquei completamente bloqueado. Parecia que o meu espírito (a minha mente) e o meu corpo se haviam separado.      

Na minha vida não me recordo de igual momento em que me sentisse tão incapacitado, tão débil, tão estranhamente perdido e sem saber o que fazer.

Estive assim, “em transe”, uns minutos.  

Quando “regressei a mim”, estava o Xico a tentar sentar-me, entre bofetadas e abanões… recordo-me apenas desta frase dele: “Eh pá!... Foda-se!... Fala!...”

Não quis dar parte de fraco e, apelando os meus dotes de actor, disse qualquer coisa do género: “consegui enganar-te e assustar-te!”

Levantei-me lentamente e tentei defrontar a situação.

O quintal (e a casa) dela tinha (e tem) a particularidade de ter acesso público em todo o seu perímetro. Podia, por isso, circundar todo o “ seu mundo”.

Com o coração desafiar o rendimento extremo de um motor de fórmula 1, todo o corpo preparado para sofrer o impacto de um raio eléctrico de elevada potência e voltagem, à espera receber uma nova sensação inibidora de todas as minhas reacções vitais,  racionais e instintivas, circundei duas vezes o quintal, num acto quase de adoração. Não sei se o Xico disse algo. Se falou, eu não ouvi nada.

Como um submisso vassalo, rondei “o paço da suprema princesa”; como um crente, senti-me a venerar uma entidade celestial.

Nada! A casa estava completamente silenciosa, fechada, deserta.

Procurei uma sombra e fiquei (ficamos, porque o meu "compincha" teve de me acompanhar ou então regressava sozinho) ali, sentado, como o ar compenetrado e contrito de um penitente, absorvido no recolhimento silencioso de um devoto peregrino.  

Oh desilusão!... Não podia receber maior decepção, uma penalização mais pesada, um golpe mais incisivo.

Porquê, meu Deus, tal castigo? Porquê esta falta de sorte? Porquê?...

Trocava tudo por vê-la… eu necessitava ver essa semideusa chamada Isabel, imperiosa e desesperadamente!

Desapontado, vencido e completamente de rastos, não derramei lágrimas mas chorei de forma sufocada no mais profundo do meu peito.

Vendo a minha cara de desilusão, o Xico teve uma (mais uma) brilhante ideia.

 

»

… /…

4 comentários:

  1. Viva!

    Está a usar um bom português e , inclusivamente, usou uma expressão que desconhecia de todo: "de pé-posto".

    Quanto a Isabel , espero que merecesse todos esses sacrifícios.

    Boa semana , saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela generosidade.
      "Pé posto" (actualmente deve garfar-se sem hífen, embora isso não me toque, pois eu não "acordei" nada com ninguém), usa-se, sobretudo, na linguagem jurídica, quando se trata de servidão rural e vicinal. Embora com menor frequência, também se usa ma minha terra.

      Eliminar
  2. Parece que a caminhada foi debalde. Vamos lá a ver qual a próxima ideia do Xico
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Obrigado.
    Igualmente muita saúde e uma óptima semana.

    ResponderEliminar

Diga o que lhe apetecer... mas, p.f., nada de ofensas!
Se quiser contactar o autor use o e-mail: tristemente.sou@gmail.com
Bem-haja e felicidades!