quinta-feira, 21 de maio de 2020

Hoje é dia...

Hoje é “Quinta-feira da Ascensão”.

Sou católico. Assumo-me como crente, cumpridor (praticante, como alguns dizem) e conservador. Isso levou-me a estudar latim.

Embora não seja muito fácil, sobretudo o latim erudito, é uma língua muito interessante. Pode parecer inútil estudar uma língua morta, contudo já me foi de grande valia em várias situações.

Não sou um grande letrado, muito menos um poliglota, mas tenho um apetite especial por conhecer algumas línguas.  
Francês e Inglês foram línguas de estudo e trabalho, espanhol língua de alguns familiares (por isso, ainda hoje muito comum cá em casa), italiano língua de simpatia e o alemão, língua que ando a estudar como autodidacta, é uma questão de afeição. 


Temos ainda o russo – a língua que eu mais admiro.  De Russo, o pouco que sei também fui aprendendo sozinho – o primeiro manual de russo, que conservo com grande estima, chamava-se (chama-se) “Breve Manual de Língua Russa” de Nina Potapova. Depois deste manual vieram alguns outros, lições em áudio, etc. Entretanto fui praticando com alguns amigos de Leste que tive a felicidade de conhecer. Como quase tudo na minha vida, lá fui deixando de lado. A parte curiosa: recentemente tive necessidade de lidar, profissionalmente, com um polaco - o meu  muito debilitado domínio da "Russkiy Yazik"  foi uma ajuda abençoada. 

Falta-me falar de Esperanto.
Estudei Esperanto com mais dois colegas. Cheguei a falar razoavelmente. Ainda conservo alguns manuais (tudo cópias... Pirata!), mas os colegas partiram daqui para fora e… o esperanto perdeu a graça que tinha,

Meu Deus, que saudade desse tempo!

A última aventura foi aprender alemão. Vou estudando sozinho, muito lentamente, porque a minha curva de aprendizagem está a flectir de forma acentuada. O encanto dessa língua não está no idioma em si, mas no facto de albergar alguém especial. Só que, mal-grado o grau de dificuldade, parece inglório o esforço, pois tenho uma dificuldade incrível de entender o povo da Suíça, cujo alemão parece afastar-se do meu “padrão”…
Ia falar sobre a Quinta-feira da Ascensão, mas perdi-me.

Para não resvalar para onde não quero… fico por aqui! 

1 comentário:

Diga o que lhe apetecer... mas, p.f., nada de ofensas!
Se quiser contactar o autor use o e-mail: tristemente.sou@gmail.com
Bem-haja e felicidades!